Criando Rapport e Construindo Fortes Relacionamentos

A maioria dos profissionais bem-sucedidos sabem intuitivamente, como é importante o papel que as outras pessoas representam em suas vidas. Não seria nenhum exagero dizer que eles são os nossos recursos mais importantes, os relacionamentos são fundamentais para os profissionais de sucesso. O importante é saber como eles constroem isso. 

É importante tratar muito bem as pessoas fora e dentro do trabalho. Ouça com atenção as preocupações das pessoas, mostre como as valoriza.

A pesquisa da PNL mostra que inúmeros grandes empresários de sucesso “gostam de gente” e apreciam as pessoas. Fazem as pessoas se sentir à vontade e demonstram preocupação com os valores dos outros. 

A PNL usa a técnica do rapport para criar empatia, é um dos aspectos mais importantes para criar qualquer relacionamento. Ouvimos as pessoas dizendo que preferem sempre comprar de quem simpatizam, mas nas vendas o melhor vendedor é aquele que conquista o cliente em um minuto, e isso é feito com o Rapport, cria confiança e sabe entrar em empatia com o seu cliente. Pessoas de sucesso tem essa habilidade. 

Mas afinal, o que é Rapport?

Rapport é a qualidade do relacionamento que tem como resultado a confiança e responsividade. Para obter Rapport temos que respeitar e compreender pela qual as outras pessoas veem o mundo. É como falar sua língua. O Rapport é essencial para a boa comunicação. Rapport é estar 100% presente com a pessoa que você está se comunicando. 

O Rapport se dá em muitos níveis, mas em todos se dá atenção e respeito a outra pessoa. O Rapport se dá instantaneamente e ao longo do tempo vai evoluindo. 

Sem Rapport não há comunicação. Segundo Zelia Villarinho, “eu observei, em 30 anos de experiência em PNL, que enquanto eu não entro em Rapport com as pessoas, o tempo necessário para entrar em Rapport é de 30 segundos a 1 minuto. Nesse tempo, o meu cérebro não organiza as palavras, a comunicação não flui, a sensação é que as palavras não chegam até as pessoas.” 

O Rapport é um pré-requisito básico para todas comunicações eficazes.

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