Pressuposto – PNL

Vida e “Mente’’ são Processos Sistêmicos

Leia também:

A Programação Neurolinguística como caminho para evolução, abundância e prosperidade

 

  1. Os processos que ocorrem em um indivíduo, e entre ele e seu ambiente, são sistêmicos. Nosso corpo, nossas sociedades e nosso universo formam um conjunto de sistemas e subsistemas ecológicos interagindo entre si e influenciando-se mutuamente. 
  2. É impossível isolar completamente qualquer parte do sistema de seu todo. As pessoas não podem se influenciar. As interações pessoais formam circuitos de retroalimentação – assim uma pessoas  será influenciada pelo  efeito  que suas próprias ações tem sobre os outros.
  3.  O sistemas são “auto-organizadores” e naturalmente procuram por equilíbrio e estabilidade. Não existem fracassos, apenas resultados.
  4. Nenhuma resposta, experiência ou comportamento é significativa fora do contexto no qual acontece, e fora do contexto da resposta que evoca. Qualquer comportamento experiência ou respostas pode servir como recursos ou limitação dependendo de como se ajusta ao resto do sistema. 
  5. Nem todas as interações em um sistema ocorrem no mesmo nível. O que é positivo em um determinado nível pode ser negativo em outro. É útil separar os comportamentos do “Eu” separar a interação positiva, função, crenças, etc. que geram determinado comportamento, do comportamento em si.
  6. Em algum nível todo comportamento é (ou em algum momento foi) “bem intencionado”. Ele é ou foi percebido como apropriado dado o contexto em que ocorreu e a partir do ponto de vista da pessoa que gerou. É mais fácil e produtivo responder à pessoa intenção do que à expressão do comportamento problemático.
  7. Os ambientes e os contextos mudam. A mesma ação pode não produzir o mesmo resultado. Para ser bem sucedido na adaptação e sobrevivência, um membro de um sistema necessita de um a quantidade mínima de flexibilidade. Esta quantidade mínimo de flexibilidade necessita ser proporcional à variação do resto do sistema. Com os sistemas tornando-se mais complexos, mais flexibilidade torna-se necessária.
  8. Se o que você fazendo não resulta não  que você deseja, então continue variando seu comportamento até conseguir eliciar a resposta desejada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *