O Vocabulário do Sucesso

O poder do vocabulário transformacional e das metáforas globais.

Leia também:
O Nascimento da Excelência: Crença

Você já se sentiu profundamente tocado por um grande comunicador? Um Martin Luther King Jr.? Pelo poder de suas palavras, esses homens afetaram não somente indivíduos, mas nações inteiras, e mesmo depois de sua morte eles continuam a tocar os outros. Mas você já parou para pensar no poder que possui para estimular ou deprimir a si mesmo simplesmente com as palavras que você costuma usar?

 

As palavras que você usa são animadoras ou devastadoras?

Elas dão esperança ou desespero?

Uma das maiores descobertas que você pode fazer é o poder de mudar imediatamente sua experiência apenas escolhendo conscientemente as palavras que usa para descrever o modo como se sente.

As palavras tem o poder de desencadear guerras ou criar a paz, destruir relacionamentos ou reforçá-los.

O modo como nos sentimos com relação a qualquer coisa é determinado pelo significado que associamos a ela. As palavras que você escolhe consciente ou inconscientemente para descrever uma situação mudam imediato o que ela significa para você e consequentemente, o modo como você se sente.

Existe uma diferença entre chamar alguma coisa de problemão ou de pequeno desafio?

E se você me contasse uma convicção pessoal, e eu dissesse que está equivocado? 

E se eu dissesse que está errado? 

Pior, e se eu escolhesse usar as palavras “você está mentindo”? Isso afetaria a nossa relação? Há anos fiz uma descoberta que mudou minha vida para sempre. Comecei a me perguntar: se você estabelecer um novo conjunto de palavras, será que pode transformar seus padrões emocionais?

Quando usa uma palavra diferente da que normalmente utilizaria para determinada experiência, você está colocando um novo rótulo na experiência. É como apertar outro botão bioquímico: você não muda só intelectualmente, muda o modo como se sente emocionalmente.

As palavras são instrumentos disparadores. Se duvidar, imagine alguém xingando-o com um palavrão. O mais provável é que isso crie em você uma mudança fisiol[ogica, e não somente mental. A esse poder de transformar instantaneamente as emoções, de baixar ou elevar a sua intensidade, eu chamo de Vocabulário Transformacional.

Simplesmente altere seu vocabulário habitual – as palavras que você usa continuamente para descrever suas emoções e sensações – para mudar imediatamente o modo como você pensa, sente e vive. Esta é uma das ferramentas mais poderosas e mais simples para mudar num instante a vida de qualquer pessoa. A maioria de nós não tem consciência da escolha de palavras para descrever conscientemente nossa experiência de vida.

Adotamos palavras para descrever nossas emoções sem ao menos pensar no impacto potencial que elas terão sobre nós e sobre os outros. Palavras se tornam parte de nosso vocabulário habitual e moldam o sentimento sobre nossa vida. É fundamental expandir seu vocabulário emocional para que as palavras que você escolhe produzam os estados emocionais que você deseja e merece.

Qual é a importância da linguagem para moldar nossa experiência de vida? 

Simplesmente as palavras que ligamos à nossa experiência se tornam a nossa experiência.

Que palavras tem efeito mais poderoso sobre você?

São expressões de ternura, xingamentos, exclamações, exageros?

Você fica nervoso se precisar falar diante de um grupo de pessoas? Sua barriga fica tensa? Sua respiração acelera?

Seu pulso dispara? Suas mãos tremem?

Mas outros artistas descobriram como usá-las (as sensações)  em benefício próprio. Bruce Springsteen, por exemplo, rotula essas sensações físicas como excitação, e considera que sejam uma parte natural e positiva da preparação para se apresentar. Para ele, o pulso acelerado não é um inimigo; é um aliado.

Assim que rotulamos alguma coisa criamos uma emoção correspondente.

“As palavras podem produzir doença; as palavras podem matar. Portanto, os médicos sensatos são muito cuidadosos quanto ao modo de se comunicar.” – Dr. Norman Cousins

Escolha cuidadosamente as palavras que você usa para descrever a sua saúde. As pessoas com vocabulário pobre tem vidas emocionalmente pobres. Pessoas com vocabulário rico tem uma paleta de cores para pintar a experiência da vida, não somente para os outros, mas para elas mesmas.

“Paleta emocional”? Que palavras positivas e animadoras você poderia acrescentar ao seu vocabulário emocional? Se você usar constantemente essas palavras quanto sua vida seria mais agradável?

Pense em pessoas que você conhece e que levem uma vida extraordinariamente feliz ou apaixonada. A intensidade dos sentimentos negativos pode ser baixada com o uso de termos modificadores ou aliviadores. “Irritado” por “aborrecido”, por que não tentar algumas dessas frases.

Como você se comunica com seus filhos? Frequentemente não percebemos o impacto que nossas palavras tem sobre eles. Em vez de gritar: “Você é tão desajeitado!” ou “Por que não consegue ficar quieto?” – que pode minar a autoconfiança de uma criança – tente usar o humor para quebrar o padrão deles.

Diga alguma coisa que mude não somente o foco do seu filho, mas também seu foco.  “Querido, se você fizer isso de um jeito diferente, acho que vai conseguir exatamente o que quer.” Diga a três amigos quais são as palavras ou frases que você quer eliminar do vocabulário habitual e quais as palavras e frases que quer colocar em seu vocabulário.

Monitore-se durante os próximos dez dias. Se você se pegar usando a palavra antiga, quebre imediatamente o padrão usando a palavra nova. Uma recompensa imediata. Sempre que o perceberem usando uma das palavras antigas devem redirecioná-lo.

O objetivo é simplesmente sentir cada vez menos dor e mais prazer na vida.

 

*Trecho retirado do livro Passos de Gigante, de Anthony Robbins. 2ª Edição. Editora Record.

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *