3 Técnicas de Rapport Para Melhorar Sua Comunicação ;)

Rapport significa “criar uma relação de empatia”, os seus benefícios estão em diversas áreas como psicoterapia, na medicina, na relação de confiança médico/paciente, nas negociações, no ambiente corporativo entre gestores e colaboradores, como também nas relações com o cliente, na educação, na relação professor e aluno. Permite uma relação de mútua confiança. O objetivo maior do processo de rapport é definir um sistema de feedback.

Em PNL chamamos de rapport uma relação de confiança mútua ou (empatia) envolvidas no processo de comunicação. A técnica de Rapport mais usada da comunicação é de espelhamento, onde você copia os movimentos da outra pessoa sem que ela perceba, como postura corporal, gestos da mão, expressões faciais,deslocamento do peso, respiração, movimento dos pés, movimento dos olhos… Você vai entrando no mapa de mundo dela.

Veja também: Quem somos nós? E como criamos nosso sistema de crenças
7 perguntas para vencer as crenças limitantes

Abaixo você encontra 3 técnicas de rapport para melhorar sua comunicação com as pessoas:

1- Chame a pessoa sempre pelo nome
Aparentemente dizer o nome de alguém parece algo simples, mas é o gesto mais poderoso que existe, é uma forma de dizer ao outro quanto ele é importante aos ouvidos de quem escuta. A mensagem enviada ao cérebro do ouvinte é “você é único”.

2- Escute e verifique o entendimento
Perceba se o outro compreendeu o que você disse, analise o que foi dito, para um entendimento favorável a ambas as partes.


3- Tenha interesse genuíno e escute com atenção

Ouça o que outro tem para te dizer com toda a atenção, sem julgamento, isso fará com que entrem em conexão na conversa, facilitando a comunicação, tornando sincera e estabelecendo confiança.

Lembre-se rapport é encontrar alguém no modelo que ele tem do mundo, vão surgir várias oportunidade para se estabelecer uma boa comunicação, desenvolver a confiança no outro e estar cem por centro presente é um dos primeiros passos.

Leia também: Inteligência Emocional é o segredo para o SUCESSO!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *